


O Ministério da Saúde lançou dia 26 de fevereiro a campanha do Carnaval 2025, cujo tema é “Bora combinar? Prevenção no carnaval é sucesso” (CLIQUE AQUI E CONHEÇA)
A gente do ESMUC tá aqui pra lembrar que cada pessoa se joga do jeito que gosta. Mas sempre rola lembrar que PrEP, PEP, camisinha, gel, TARV em dia podem ajudar a deixar tudo mais simples no durante e no depois.
Tem ainda aqueles lances: a água pra se hidratar e combinar com o uso de substâncias, os amigues com quem você pode contar, quem sabe sair daquele sol de rachar…
Folia não é lista de regras. A regra é ficar bem.
Em tempo: aproveita as dicas de 2024 do João Marcelo Faxina, logo aqui embaixo, porque a vida é um pouco de acúmulo & repertório também.
- UM SALVE À VELHA GUARDA
Estamos de acordo: ele tem muito samba no pé e continua arrasando, mas não tem desfilado muito. Segundo o IBGE, o preservativo não é utilizado pela maioria da população sexualmente ativa no país, apesar de ser o único recurso que previne do hiv e de outras ISTs. Alguns heróis usam capa e, se for o seu caso, leve consigo um lubrificante à base de água.
- BLOQUINHO DA PREP
Sim, nós sabemos: ela não protege de outras ISTs, mas protege do hiv, e isso já é MUITO. Se o preservativo não é uma opção para você, procure a Profilaxia Pré-Exposição (em Floripa, no @prepfloripa). Se você é homem cisgênero ou pessoa trans que não faz uso de hormônio à base de estradiol pode optar pelo modo sob demanda: tome 2 comprimidos de 2 a 24 horas antes da exposição, 1 comprimido nas 24 horas subsequentes e mais 1 comprimido passadas outras 24 horas (esquema 2+1+1).
- CALMA, AINDA TEM SAMBA…
Esqueceu a PrEP? Rasgou o preservativo? Rolou sem? Não importa, você tem até 72 horas – mas quanto antes, melhor – para procurar um serviço de saúde que oferte a Profilaxia Pós-exposição (PEP), tratamento de 28 dias que previne do hiv após uma exposição de risco. A PEP é um atendimento de urgência, não aceite demora excessiva e não saia do serviço sem a medicação. Caso enfrente problemas, procure a coordenação do local ou a ouvidoria. A PEP é um direito.
- NÃO ATRAPALHE A EVOLUÇÃO
Ninguém é obrigado a revelar sua sorologia e espalhar o diagnóstico de outra pessoa é crime. Quem é indetectável – a esmagadora maioria de quem vive com hiv no país – têm risco zero de transmissão do hiv, ou seja, é intransmissível.
- Ó ABRE ALAS PRA RD
Vai de álcool e outras drogas? O enredo aqui é a redução de danos (RD). Alimente-se bem, hidrate-se e dê um tempo entre uma dose e outra. Tente evitar interações entre substâncias e tenha uma rede de contatos para prestar auxílio caso necessite. O Centro de Convivência é De Lei e a Escola Livre de Redução de Danos disponibilizam materiais sobre como reduzir danos no uso de álcool e outras drogas.
- DEIXOU BURACO?
Se você tiver alguma suspeita de IST pós-Carnaval, procure atendimento e solicite a testagem. No caso de um diagnóstico positivo, informe suas últimas parcerias sexuais para que elas tenham oportunidade de testar e tratar precocemente. Se não se sentir confortável com isso, alguns serviços de saúde e centros de testagem realizam o rastreamento de contatos, garantindo o anonimato.